Ruído branco: os sons que acalmam os bebês

O ruído branco é uma ferramenta que emite sons com frequências na mesma potência. Sua função é acalmar os bebês durante a noite e na hora dos cochilos. Continue a leitura e entenda mais sobre essa técnica!

Durante a gestação, o bebê fica em um ambiente escurinho, quentinho e aconchegante, conhecido como a barriga da mamãe. No entanto, quando ele chega ao mundo, a temperatura, as sensações e os sons ficam bem distintos dos quais ele estava acostumado.

 

Por isso, o sono da maioria dos recém-nascidos fica comprometido, o sentimento de insegurança e o medo da separação da mãe tomam conta. É nesse momento que entra a importância do ruído branco.

 

Nós da Büp Baby vamos mencionar sobre esse método incrível, recomendado por diversos especialistas, para acalmar o seu filho na hora da soneca e garantir a tranquilidade da família. Confira!

 

O que é ruído branco?

 

O ruído branco, também conhecido como white noise, é capaz de neutralizar sons do ambiente interno ou externo que dificultam a concentração e o sono.

 

A ferramenta emite frequências na mesma potência, isto é, sem variação de intensidade. Assim, é possível abafar barulho, como os de carros passando na rua, obras, cachorros latindo e conversas.

 

Seth Horowitz, neurocientista especializado em audição, revela: “O ruído branco é, literalmente, uma parede de energia sonora”.

 

Você já ouviu falar em gente que gosta de dormir com a televisão ligada ou estudar escutando música? Pois bem, essa é a técnica do ruído branco, a qual muitas pessoas usam até mesmo sem saber.

 

Por que o ruído branco acalma o bebê?

 

O uso do ruído branco acalma os bebês, principalmente, nos primeiros meses de vida, já que nesse período o sono é muito leve e a audição mais sensível.

 

Como a função do aparelho é tornar alguns sons imperceptíveis, quando os pequenos escutam barulho semelhante ao do útero, elementos da natureza ou a voz dos pais, eles se sentem mais calmos e seguros.

 

Vale lembrar que quando o recém-nascido escuta o seu próprio choro, as ondas cerebrais ficam mais intensas, deixando-o mais agitado. Com a presença desses sons, o choro é abafado, facilitando com que ele volte a dormir.

 

Também é relevante mencionar que, quando o bebê acorda e o ambiente está totalmente silencioso, ele sente medo e falta da mãe. Por esse motivo, a técnica deve ser implementada no dia a dia da criança.

 

Incluindo o ruído branco na rotina do seu filho

 

Agora você deve estar se perguntando, como incluir o ruído branco na rotina do seu filho, certo? O primeiro ponto é saber usá-lo em momentos estratégicos, o segundo é aliar a outros métodos.

 

Um exemplo é criar um “ritual antes de dormir”, diariamente e sempre no mesmo horário. Você pode:

 

– fechar as cortinas e apagar as luzes para manter o ambiente mais escuro;

– deixar aparelhos eletrônicos desligados, como a televisão;

– dar um banho relaxante no bebê em uma banheira;

– alimentar a criança com leite materno ou papinha;

– ligar o aparelho de ruídos antes de colocá-lo para dormir.

 

É importante salientar que não existe forma correta para fazer um bebê dormir, pois cada um possui suas individualidades. Também nota-se que nenhuma criança cria hábitos rapidamente, mas seguindo uma rotina é mais fácil.

 

A técnica é segura?

 

A resposta é: sim! O seu objetivo é acalmar o bebê, no entanto, algumas precauções devem ser seguidas:

 

  1. deixe ligado somente até o bebê dormir;
  2. caso a criança acorde durante a noite, aguarde. Alguns aparelhos possuem sensor de choro;
  3. mantenha o aparelho em uma distância segura da orelha do seu filho;
  4. sempre deixe o volume baixo.
  5. Após os primeiros meses, intercale o uso da ferramenta.

 

Seguir esses cuidados é essencial para preservar a saúde e a segurança do pequeno.

 

Como escolher o aparelho de ruído branco?

 

Chegou o momento de escolher o aparelho de ruído branco para o seu filho. Na büp baby você encontra modelos tecnológicos, completos e certificados pelo Inmetro.

 

A charmosa Luminária multifuncional acalma bebê suculenta skip hop funciona como um ruído branco e luminária. Possui modo calmante que inclui 4 canções e 4 sons da natureza. Sua luz noturna é confortável, com ajuste de brilho. Conta com um sensor de choro, outro de temperatura do ambiente e, também, possibilita fazer uma gravação de voz.

 

A pelúcia acalma bebê preguiça skip hop é encantadora! Sua função é acalmar os pequenos com doces canções e sua voz gravada. Tem sensor inteligente ativado pelo choro e oferece praticidade ao colocar no berço. Conforme seu filho cresce, a pelúcia pode tornar um amigo para todas as horas. Também temos a pelúcia acalma bebê unicórnio skip hop.

 

O versátil móbile eletrônico portátil coruja skip hop é ideal para a hora de passear. Pode ser fixado em carrinhos de bebê, bolsas maternidade, berços e muito mais. Possui recursos completos: 2 músicas, 2 sons da natureza, controle de volume e um temporizador de desligamento automático.

 

Não há dúvidas de como o ruído branco é benéfico para as crianças e um aliado na rotina dos pais, não é mesmo?

 

Logo, para complementar essa técnica, confira também o nosso blog: Qual é a melhor posição para o bebê dormir

 

Curtiu as nossas dicas e quer ficar por dentro de muitas outras? Fique de olho nas nossas redes!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias