Qual é a melhor posição para o bebê dormir

Uma dúvida recorrente entre os pais, especialmente os de primeira viagem, é sobre a melhor posição para o bebê dormir. Para garantir a segurança do recém-nascido e a tranquilidade da família, é preciso ficar por dentro desse assunto. Confira!

As crianças dormem muito nos primeiros anos de vida, certo? Como é um período de desenvolvimento, é essencial respeitar esse tempo, e claro, conhecer algumas medidas de segurança. Contudo, nenhuma é tão importante quanto saber qual é a melhor posição para o bebê dormir.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há uma posição específica em que os bebês devem dormir. Ela ajuda a impedir a Síndrome da Morte Súbita no Lactente (SMSL), além de proporcionar benefícios à saúde da criança. A posição recomendada para os pequenos que possuem refluxo e cólicas também será pauta neste blog. Continue a leitura e saiba mais.

 

Qual é a melhor posição para o bebê dormir?

 

De fato, esta é uma dúvida frequente entre as famílias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a posição mais indicada é a de decúbito dorsal, isto é, de barriga para cima.

 

É necessário evitar que a criança fique de lado, devido a facilidade de rolar, e também, de barriga para baixo, o que pode ocasionar sufocamento e até asfixia. Por outro lado, se o bebê estiver de bruços ou de lado, ele pode aspirar o golfo. Logo, mantenha seu filho de barriga para cima pelo menos até completar um ano de idade.

 

O que é e como impedir a Síndrome da Morte Súbita Lactente (SMSL)?

 

A Síndrome da Morte Súbita no Lactente (SMSL) ou síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é a causa de morte mais comum entre 2 semanas a 1 ano de idade, caracterizando-se em 35 a 55% de todas as mortes nessa faixa etária.

 

Embora a causa seja desconhecida, os médicos acreditam que a síndrome que leva à morte durante o sono pode ocorrer devido a uma alteração nas funções neuro cardiorrespiratórias. Vale salientar que alguns recém-nascidos com SMSL apresentaram sinais de níveis baixos de oxigênio no sangue e períodos de interrupção da respiração (apneia).

 

Outro ponto importante é impedir a ocorrência da SMSL:

– não dormir com a criança no sofá com almofadas ao redor;

– evitar usar cobertores e travesseiros de lã;

– não colocar protetores acolchoados e brinquedos dentro do berço;

– deixar seu filho de barriga para cima e longe de objetos que possam causar asfixia.

 

Um caso marcante na década de 90, foi o da apresentadora de TV e radialista britânica Anne Diamond, que perdeu seu filho Sebastian, de apenas quatro meses. O bebê, vítima da morte súbita, estava dormindo de bruços. Em razão disso, Anne deu início a campanha “Back to Sleep”, que significa “Dormir de costas”, com a finalidade de alertar todas as mães  a colocarem os filhos para dormirem deitados de barriga para cima.

 

 Qual a melhor posição para o bebê dormir quando tem refluxo?

 

Os bebês golfam com frequência, mas alguns apresentam sintomas de refluxo, que é uma golfada mais intensa, podendo apresentar incômodo durante o dia e, principalmente, na hora da soneca. Mas qual é a posição correta para o bebê dormir nessa circunstância?

 

Ana Carolina Jordão Cuimbra, pediatra e professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), ressalta a importância de não deitar a criança após as mamadas e depois colocá-la para dormir de barriga pra cima, assim o leite retorna ao estômago. Já quando o bebê fica de lado, é bem provável que o líquido seja aspirado pelo pulmão.

 

 Qual a melhor posição para o recém-nascido dormir quando está com cólica?

 

Esse também é um questionamento habitual entre os pais, afinal, a maioria dos bebês sofrem de gases e das temidas dores da cólica, que normalmente ocorre entre o 12° e 15° dia de vida e que duram até passados três meses.

 

Dessa forma, a melhor posição para o recém-nascido dormir quando está com cólica é de barriga para cima, como citamos nos outros tópicos. Ademais, alguns fatores podem deixar seu filho menos aborrecido e incomodado, são eles:

 

  1. Bolsa de água quente é uma mão na roda para conter a dor da cólica. Mas atenção com a pele do bebê.
  2. O sling (carregador de bebês) é uma ótima opção. Ele ajuda no contato pele a pele, o que proporciona mais conforto e aconchego para o recém-nascido.
  3. Fazer massagem no seu filho é muito vantajoso, pois além de ajudar a reduzir o mal estar, fortalece o vínculo afetivo.

 

Lembre-se que é sempre válido consultar o pediatra do seu filho regularmente, uma vez que cada criança é única e precisa de cuidado individualizado.

 

Portanto, mesmo que a posição ideal para o bebê dormir seja de barriga para cima, é fundamental que após os 4 meses, ele passe um tempo de bruços quando estiver acordado, mas claro, sempre com a supervisão de um adulto. Isso contribui no fortalecimento dos músculos superiores e oferece outros benefícios ao corpo, como o controle da cabeça e o desenvolvimento cognitivo.

 

Gostaram do conteúdo? Continue acompanhando os nossos blogs e fique de olho nos textos sobre desenvolvimento infantil.

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias