Hora do banho

A hora do banho pode ser um desafio ou, até mesmo, o momento mais difícil da rotina dos pais com as crianças. Em alguns casos, isso acontece quando os pequenos enxergam o banho como uma tarefa chata e não como um momento que, além de ser importante para sua higiene pessoal, pode ser também a hora de brincar, conversar e se divertir. 

Hora do banho da criança: dicas e cuidados essenciais

Saiba como deixar a rotina do banho mais tranquila e divertida, tanto para os pais quanto para as crianças.  

A hora do banho pode ser um desafio ou, até mesmo, o momento mais difícil da rotina dos pais com as crianças. Em alguns casos, isso acontece quando os pequenos enxergam o banho como uma tarefa chata e não como um momento que, além de ser importante para sua higiene pessoal, pode ser também a hora de brincar, conversar e se divertir. 

A importância da hora do banho 

Para mudar tal situação e não fazer com que a rotina seja desgastante, é importante tomar algumas atitudes. Uma delas é fazer com que a criança entenda a importância do banho, e não tem nada melhor do que dar o exemplo. Demonstre a ela que a atividade também faz parte de sua rotina, conte o quanto o hábito é prazeroso, seja para se limpar ou até mesmo relaxar após um dia cansativo.

O banho é fundamental para ajudar a prevenir diversas doenças, e os pequenos precisam estar cientes. Além disso, o momento pode ser também uma oportunidade para que os pais conversem com a criança sobre os mais diversos assuntos de seu cotidiano, passando confiança com o diálogo e ajudando a fortalecer laços. 

Outro ponto interessante é que a hora do banho pode contribuir para autonomia da criança, de forma que, futuramente, ela possa realizar algumas atividades sozinha.

Melhor horário para o banho

Não podemos dizer que existe uma hora certa para o banho, mas é importante determinar um horário com o intuito de criar uma rotina. Esperar pelo período mais quente do dia ou dar o banho antes da soneca da criança podem ser ótimas opções. Porém, não é indicado que se prolongue tanto o tempo na água, principalmente se a criança for propensa a resfriados. 

Temperatura da água 

Talvez essa seja a questão que mais gera dúvidas. Então vamos lá: para evitar desconfortos e queimaduras é recomendado que a temperatura da água esteja entre 36 e 37 graus. Uma ótima opção para medir é o Termômetro Infantino para Água, ele sinaliza quando está quente e indica quando excede a temperatura correta, além de seu formato de patinho ser pura diversão. 

Para que a criança não seja afetada pela mudança brusca da temperatura da água passando para um ambiente frio, é necessário que os itens de banho estejam sempre próximos, como o calçado e a toalha.

Conheça as toalhas de banho com capuz e os organizadores de banho da 3 Sprouts, acessórios que trazem diversão, praticidade e segurança.

Brinquedos e brincadeiras na água

Chegamos na parte mais divertida e que as crianças amam. Essa é a hora de usar a criatividade e selecionar itens especiais que, além de divertir, auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem da criança. 

Contar histórias nomeando as partes do corpo, desenhar no box, utilizar fantoches e brinquedos que esguicham água são ótimas opções. Na bup baby você encontra brinquedos para pescaria na hora do banho, blocos coloridos numerados, banheira inflável Infantino baleia, além de inúmeros itens que estimulam a autonomia e habilidade dos nossos pequenos.

Por fim, esteja sempre atento e supervisione para que nenhum acidente aconteça e as brincadeiras sejam seguras e divertidas.

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias