Naninhas: entre o conforto, segurança e a fofura.

Itens tão “simples”, mas que possuem diversas vantagens em seus usos diários com os pequenos.

Muitas mamães acreditam que o uso desses auxiliadores surgiram recentemente, mas aí vai uma surpresa: as naninhas já estão nos ajudando há bastante tempo! As naninhas ou objetos de transição, foram criadas na década de 50 pelo pediatra psicanalista Donald Winnicott, que entendeu a necessidade de oferecer um objeto que pudesse suprir a ausência materna.

Vamos mostrar os inúmeros benefícios que as mamães e papais ganham ao usar as naninhas na educação dos pequenos!

 

Qual a finalidade do uso de naninhas?

Muito mais que apenas brinquedos com formatos e personagens fofos, as naninhas promovem um desenvolvimento extremamente importante da primeira idade, elas são verdadeiros companheiras de jornada para nossos pequenos.

As naninhas proporcionam um conforto imenso para as crianças, especialmente em momentos de separação ou desconforto. Elas funcionam como um pedacinho de casa que pode ser levado a qualquer lugar, trazendo uma sensação de segurança e tranquilidade que é essencial para o desenvolvimento emocional dos filhos.

A experiência sensorial que esses produtos oferecem também é um ótimo recurso para que as mamães possam se sentir mais tranquilas nesses momentos adaptativos. Você sabia que o cheiro materno pode ficar nesses objetos, ajudando na familiarização das crianças? Pois bem, os benefícios são inúmeros!

 

Adaptação facilitada:

Seja na hora de dormir, na adaptação à creche ou em situações novas, as naninhas ajudam a normalizar as transições. Elas oferecem um ponto de apoio em meio ao mundo desconhecido, ajudando os pequenos a se sentirem mais à vontade e confiantes para explorar o mundo ao seu redor.

As naninhas irão se tornar amigas inseparáveis dos pequenos, auxiliando nessa nova fase.

 

 

O senso de autonomia unido a noção de responsabilidade

Ter uma naninha ensina as crianças sobre responsabilidade e cuidado. Elas aprendem a se regular emocionalmente, buscando o conforto quando necessário nesses itens.

Além disso, a noção de responsabilidade pode ser incentivada pelas mães, como por exemplo, ensinar o pequeno a cuidar e não perder a sua naninha.

 

Qual momento deverá ser utilizadas?

Incorporar a naninha em rotinas diárias, como na hora de dormir ou durante momentos de descanso, pode criar associações positivas que facilitam a transição para diferentes atividades ao longo do dia.

Isso contribui para que os pequenos possam se acostumar com o uso desses “brinquedos” em alguns momentos cruciais, não só como os momentos de soneca.

 

Formatos lúdicos nas naninhas

O mercado desses produtos é extremamente amplo. Temos naninhas com diversos personagens fofos, tecido em muslin, com prendedores de chupeta.

Procure por marcas de confiança, e que tenham a certificação dos órgãos regulamentadores, para que você possa oferecer um produto de qualidade e seguro.

 

 

À medida que você observa seu filho crescer e se desenvolver, verá como esses pequenos objetos se tornam grandes aliados na jornada da maternidade. Com carinho e paciência, as naninhas não são apenas amigas das crianças, mas também das mães que buscam o melhor para seus filhos.

Quer escolher a melhor opção, mas não sabe por onde começar? Acesse o site e confira todas as naninhas disponíveis.

Referência.

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias