Desmame: qual é o momento ideal?

O leite materno é o melhor alimento para os bebês, contudo o desmame é fundamental e, é nessa fase, que muitas mães possuem dúvidas. Confira as dicas e saiba como tornar esse processo tranquilo para você e seu filho.

“Qual é a hora certa para o desmame?”, “Como começar o desmame?” Essas perguntas são bem frequentes entre as mamães de primeira viagem. O desmame é essencial para o desenvolvimento da criança, ele serve como um grande incentivo para que ela possa experimentar e consumir alimentos da introdução alimentar. Portanto, alguns pontos devem ser levados em consideração. Veja os tópicos a seguir.

 

Existe hora certa para o desmame?

 

Esse assunto divide opiniões, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno e exclusivo deve ocorrer até os seis meses de idade e complementado até os dois anos ou mais. Antes desse período, não é recomendado iniciar a introdução alimentar, pois pode prejudicar a saúde do pequeno.

 

Após os seis meses, o desmame fica a critério de cada mulher. Algumas deixam a criança abandonar o seio, outras decidem quando parar por questões pessoais ou profissionais, já em alguns casos, há quem prefira retirar gradualmente.

 

O mais indicado é que o desmame aconteça de forma natural ou planejada, quando é abrupto pode ser angustiante para a criança, trazendo sentimentos de rejeição e insegurança. Já para a mãe, pode causar ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto lactífero e mastite, além de depressão. No entanto, caso seja necessário o desmame precoce, é indispensável a orientação de um pediatra.

 

Dicas de como começar o desmame natural e gradual

 

O desmame natural e gradual é o mais adequado, este promove uma transição tranquila tanto para a mãe quanto para o bebê, respeitando o ritmo dos dois. E a hora certa para isso acontecer é quando a mãe e o pediatra notam que o pequenino está pronto para a nova fase, levando em consideração a saúde da criança, o estilo de vida da família, como também a produção de leite da mãe.

 

– Diminua a quantidade e o tempo das mamadas;

– Ofereça alimentos, como sopinha de legumes, frutas amassadas;

– Peça para outras pessoas alimentar o bebê, assim ele não relaciona a mãe ao ato de mamar;

– Não ofereça leite materno exceto nos horários programados;

– Não recuse se a criança pedir;

– Passe tempo com o seu filho, brinque com ele, mas também dê suporte emocional para fortalecer o vínculo durante esse período.

 

Sinais indicativos de que a criança está preparada para o desmame

 

– Idade maior que 1 ano;

– Menos interesse pelas mamadas;

– Adaptação com a introdução alimentar;

– Aceitação de não mamar em certas ocasiões;

– Não apresentar ansiedade quando ficar sem mamar;

– Preferência por brincar em vez de mamar.

 

Conforme ocorre a introdução alimentar e o aumento no repertório de alimentos e refeições na rotina da criança, há mais chances de distanciar o intervalo entre as mamadas e acontecer o desmame total.

 

Leia também: Introdução alimentar: tudo que você precisa saber

 

büp baby oferece conteúdos de qualidade para te auxiliar nessa etapa importante e delicada. Para continuar acompanhando os nossos blogs, fique de olho em nosso site.

E não deixe de conferir as nossas lindas opções de brinquedos para toda a criançada.

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias