Introdução alimentar: tudo que você precisa saber

O período da introdução alimentar é muito importante para o bebê, pois é o momento em que ocorrem algumas mudanças em sua rotina. Mas em contrapartida, gera muitas dúvidas às mamães e aos papais. Entenda mais sobre este assunto!

O período da introdução alimentar é muito importante para o bebê, pois é o momento em que ocorrem algumas mudanças em sua rotina. Mas em contrapartida, gera muitas dúvidas às mamães e aos papais. Entenda mais sobre este assunto!

 

 A introdução alimentar é uma fase transitória e desafiadora, pois o bebê deixa de se alimentar apenas do leite materno e começa a incorporar outros alimentos no dia a dia. Esse período é essencial para apresentar ao seu filho vários tipos de frutas, legumes e verduras, afinal, esse momento influenciará na saúde e desenvolvimento da criança. Continue a leitura para saber mais!

 

Quando começar a introdução alimentar?

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a introdução alimentar deve começar a partir dos 6 meses de idade. Mas vale lembrar que a alimentação deve complementar o leite materno, isto é, mesmo após inserir algumas refeições na rotina do bebê, é recomendado que a amamentação continue até os 2 anos.

 

Caso o 6° mês do seu filho esteja se aproximando e, mesmo assim, você tenha receio de começar a apresentar os alimentos para ele, comece a observar alguns sinais, por exemplo, se a criança apresenta interesse pelo que você come, se ela já consegue ficar sentada sozinha ou se segura os objetos com as mãos, se já faz movimentos com a língua e a boca como se estivesse mastigando algo, essas ações indicam que ela está preparada.

 

Quais são os alimentos ideais para o bebê?

 

É comum que os pais tenham dúvidas sobre os alimentos ideais para iniciar a introdução alimentar do bebê, mas não tem muito segredo, pode ser: cereais, como arroz, macarrão, milho, aveia ou quinoa, leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha, tubérculos, como aipim, batata, batata baroa, cará, inhame ou batata doce, proteínas, como ovos, peixes, carne, frango ou tofu, frutas, como mamão, banana, abacate, manga, laranja ou kiwi e vegetais, como tomate, chuchu, abóbora, quiabo, berinjela e cenoura. Todos devem ser apresentados de forma equilibrada durante as refeições.

 

Saiba quais são as etapas da introdução alimentar

 

A introdução alimentar deve acontecer de forma gradativa para a criança se acostumar com os novos costumes pouco a pouco, por isso, foi dividida em três etapas, as quais são:

 

6 a 7 meses: deve-se começar a oferecer frutas e legumes amassados.

8 a 12 meses: aumentar para duas papas de frutas (manhã e tarde), e duas papas salgadas (almoço e jantar)

12 a 24 meses: evoluir para três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches (fruta ou cereal ou pão). É válido salientar que nessa idade, o bebê pode seguir a alimentação básica da família, mas claro, evitando alimentos industrializados, salgados, doces e gordurosos.

 

Como facilitar o processo de introdução alimentar?

 

No início da introdução alimentar é muito comum a criança se distrair com facilidade e rejeitar alguns alimentos, gerando bastante preocupações aos pais. Entretanto, vale ressaltar que, um dos fatores que possui grande influência nesse momento e que deve ser levado em consideração, é o ambiente.

 

É imprescindível que desde o começo o pequeno não se distraia com telas e desenhos, pois pode dificultar nesse processo de transição. Assim, a melhor maneira de incentivá-lo é fazer a refeição à mesa, em família e sem a influência de nenhum aparelho tecnológico.

 

O primeiro item para auxiliar nesse momento, é o prático e charmoso Assento/cadeira infantil Infantino Multifuncional 3 em 1 da büp baby. Este possui elevação que acompanha o crescimento da criança, oferece assento com travas que prende na cadeira, permitindo que a criança possa fazer as refeições à mesa. Além disso, contém bandejas, porta copos e muito mais, assim a criança fica segura e confortável na hora da refeição.

 

Você também pode estimular a criança oferecendo alimentos e líquidos em alguns itens coloridos e divertidos de nossa loja, como copos, pratos e talheres. São diferentes marcas e estampas para você escolher. Com certeza o seu bebê vai adorar!

 

 Gostou das dicas? Quer saber sobre vários assuntos relacionados às crianças? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso site!

A büp baby possui produtos lindos e incríveis que contribuem no desenvolvimento do seu filho! Venha conferir!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias