Dentição do bebê: tudo sobre essa fase

O período da dentição dos bebês exige dos pais muita paciência e atenção, entenda mais sobre esse conceito, os sintomas e o que fazer para lidar com essa fase.

O período da dentição dos bebês exige dos pais muita paciência e atenção, entenda mais sobre esse conceito, os sintomas e o que fazer para lidar com essa fase.

 

Antes das crianças começarem a falar, muitas vezes é difícil descobrir exatamente o que está acontecendo quando elas choram. Apesar de não existir um manual para pais, é possível aprender muitas dicas com diversos profissionais e pais experientes.

Embora não haja duas crianças exatamente iguais, existem idades e estágios típicos em que ocorrem as mudanças, bem como sinais e sintomas comuns. A dentição, por exemplo, geralmente ocorre entre 6 e 24 meses de idade. Por isso, é importante que os pais entendam mais sobre esse assunto para reconhecer os sinais e sintomas dessa fase.

O que é dentição?

Antes de mais nada, é importante saber o que é a dentição e quando ela ocorre. A dentição é medicamente denominada como odontíase, definida como “O processo pelo qual os dentes de uma criança rompem as gengivas.”

Os sintomas ocorrem vários dias antes do primeiro dentinho aparecer, que pode ser entre 4 e 10 meses de idade, mas normalmente acontece quando os pequenos estão com 6 meses de idade. Vale destacar que alguns dentistas notaram que os padrões familiares podem ditar se a dentição pode ser precoce ou tardia.

No entanto, os dentes decíduos de uma criança geralmente se rompem nesta ordem:

  1. Incisivos centrais entre 6 e 12 meses;
  2. Incisivos laterais entre 9 e 16 meses;
  3. Dentes caninos entre 16 e 23 meses;
  4. Primeiros molares entre 13 e 19 meses;
  5. Segundos molares entre 22 e 24 meses.

Sinais e sintomas de dentição

A dentição pode ser uma experiência dolorosa para os pequenos. Os sintomas podem durar apenas alguns dias, vários meses, e dependendo do seu filho, ele não apresentará nenhum desconforto.

Mesmo que não haja um conjunto único de sintomas para todos os bebês, a maioria sente dores na gengiva e na mandíbula quando o dente está se preparando para sair. Para saber se a criança está passando por essa etapa, confira os 10 tópicos a seguir.

  1. Baba excessiva. Às vezes, uma erupção cutânea leve aparecerá ao redor da boca devido à irritação da pele causada pela baba;
  2. Rejeição de comida ou bebida normal;
  3. Um forte desejo de morder ou mastigar tudo;
  4. Inquietação ou padrões de sono interrompidos;
  5. Um dente visível abaixo da gengiva;
  6. Irritabilidade;
  7. Febre (especialmente acima de 38°);
  8. Diarréia, coriza e tosse;
  9. Agitação prolongada;
  10. Levar as mãos à boca ou brincar com as orelhas, bochechas ou cabelos. Os bebês às vezes esfregam as bochechas ou orelhas devido à dor de dentição na região do molar;

 

Além disso, à medida que um dente começa a se mover abaixo da superfície do tecido gengival, a área pode parecer levemente vermelha ou inchada, também pode apresentar um líquido semelhante a uma bolha de sangue que pode ser vista sobre o dente. No entanto, não se preocupe, pois esses sintomas, em sua maioria, são normais neste período.

Como aliviar os sintomas

Felizmente, há inúmeros recursos úteis para acalmar as crianças durante esse processo delicado, e um dos principais são os brinquedos, uma das melhores maneiras de ajudá-los. A büp baby conta com mordedores da Infantino macios, flexíveis, fáceis de segurar e super divertidos para esse momento. Os bebês ficam encantados, e claro, aliviados!!

Por fim, é importante cuidar da boca do seu filho até depois que os sintomas da dentição desaparecerem. Para começar, passe um pano úmido sobre as gengivas do bebê algumas vezes ao dia, para mantê-las livres de acúmulo. Quando estiverem um pouco mais velhos, você pode começar a escovar suavemente os novos dentinhos e gengivas com um creme dental sem flúor. Então, quando eles aprenderem a cuspir, você pode começar a usar escova de dente e uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta de dente infantil.

Lembre-se, hábitos dentários saudáveis ​​começam desde o dia em que nossos bebês nascem!

Leia também: Introdução alimentar: tudo que você precisa saber

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias