No período da gravidez, é importante a mulher aprender assuntos relacionados à maternidade, pois em breve ela cuidará de um recém-nascido que precisará de atenção em tempo integral. Com isso o sono não será tão restaurador quanto o esperado, dando assim, espaço a exaustão.
No processo em que o seu filho estiver conhecendo e se adaptando ao novo mundo, ele exigirá muito do seu tempo e paciência. É por esse motivo que a falta de boas noites de sono pode acarretar estresse e possíveis doenças, como a depressão pós-parto. Visto isso, separamos algumas dicas sobre esse tema para que os pais saibam identificar e lidar com os desafios.
Aprendendo sobre o sono, alimentação e rotina
A gestação é um período em que a mulher deve ter interesse em entender melhor sobre o sono, a alimentação e a rotina, pois quando a criança nasce, a fadiga bate à porta e pode durar meses, o que vai depender de quanto tempo o bebê dormirá, quando de fato você vai conseguir ajustar a rotina, como também, a quantidade de compromissos fora de casa.
Logo, vale lembrar que saber sobre essas questões, claro, não significa que você ficará menos cansada, afinal, tudo é novidade para você e para o seu filhote. Mas, pode te ajudar a se sentir mais apta e preparada para lidar com a situação.
Depressão pós parto
É normal ficar cansada e até um pouco mau humorada com a nova rotina. A mudança brusca de hábitos é exaustiva, principalmente para a mãe, que precisa estar sempre disponível, amamentando de três em três horas, por exemplo. Por esse fato, devemos ficar de olho e levar em consideração os sintomas da depressão pós-parto, os quais são:
Falta de interesse por atividades diárias que anteriormente eram prazerosas.
Insônia ou excesso de sono;
Perda de apetite;
Ansiedade e excesso de preocupação;
Tristeza profunda e sentimento de culpa;
Dificuldade para se concentrar e tomar decisões.
Esses sintomas geralmente aparecem nas três primeiras semanas após o parto, contudo podem variar muito de mulher para mulher, podendo ocorrer meses após o parto.
Como lidar com o cansaço de maneira tranquila após o nascimento do bebê?
É normal se sentir cansada, um pouco ansiosa e estressada, mas quando você entende os possíveis desafios, após a chegada do bebê, você saberá muitas coisas que estão por vir. Assim, é possível olhar para o cansaço com outros olhos e curtir cada momento com mais tranquilidade.
Além disso, vale lembrar que ‘prevenir é melhor que remediar’, não é mesmo? Para lidar com o cansaço de maneira mais tranquila após o nascimento do bebê é fundamental:
– Descansar o máximo que puder. Quando o seu filho dormir à noite, vá para a cama o quanto antes, aproveite também para tirar um cochilo durante as sonecas dele.
– Caso esteja amamentando, uma boa alternativa é deitar de lado para relaxar o corpo.
– Fazer caminhadas são ideais para você e o pequenino dormirem melhor a noite, isso os ajudará a acalmar.
– Escolher as visitas e os horários. É bem desagradável qualquer pessoa chegar na sua casa sem avisar, às vezes o bebê quer dormir ou você quer tomar um banho, realmente é estressante.
Portanto, é imprescindível que todas as gravidinhas e os papais aproveitem esse momento para aprender bastante sobre o mundo infantil. Pais bem orientados são mais propensos a serem mais tranquilos, compreensíveis e, consequentemente, mais pacientes para se conectar com o pequenino.
Nesse momento inicial, navegue em nosso site, acesse “Enxoval” e adquira tudo que for necessário para você e seu bebê. Temos bolsa maternidade, mantas, muslins e muito mais!