5 dicas essenciais para o seu bebê aprender a falar

A primeira infância é repleta de curiosidades e aprendizados, em poucos meses o bebê solta alguns sons e logo começa a balbuciar. Para auxiliar o seu filho nesse processo de desenvolvimento linguístico, separamos dicas especiais. Confira!

 

Os primeiros meses e anos de vida do seu bebê, embora muitas vezes exaustivos, são mágicos e repletos de novidades emocionantes. Sem dúvida, um dos momentos mais incríveis é ouvir seu filho pronunciar as primeiras palavras.

 

Como mães e pais, vocês provavelmente estão se perguntando quando é normal esperar ouvir essas preciosas primeiras palavras e qual a melhor forma de incentivar o desenvolvimento linguístico. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar seu pequenino nesse processo.

 

Quando se deve esperar ouvir as primeiras palavras do bebê?

 

Todos os bebês são únicos e seu desenvolvimento pode variar significativamente. No entanto, como regra geral, os especialistas dizem que os bebês começam a soltar alguns sons no final dos três meses, balbuciar no final dos seis meses e dizer algumas palavras simples como “mamãe” e “papai” no primeiro aniversário.

 

Mesmo assim, um vocabulário de cinquenta ou mais palavras e pequenas frases de duas ou três palavras geralmente não é esperado até que a criança tenha dois anos de idade. De dois a três anos, porém, o vocabulário, a compreensão e a fala do pequeno se desenvolvem rapidamente.

 

E lembre-se, bebês e crianças pequenas normalmente entendem as palavras antes que possam realmente dizê-las ou usá-las corretamente. Então, por volta do terceiro aniversário, eles geralmente começam a desenvolver a capacidade de encadear seus pensamentos e podem manter pequenas conversas compreensíveis.

 

Como ajudar seu bebê a aprender a falar

 

Embora possa demorar um pouco até que você tenha conversas com seu príncipe ou princesa, é realmente maravilhoso observar essa fase de desenvolvimento. Se possível, tente fazer algumas gravações das primeiras tentativas. Esta será uma lembrança que você e seu filho poderão vê-las juntos após alguns anos. 

 

  1. Converse bastante com seu filho

 

Conversar com seu filho, mesmo que ele ainda não seja capaz de entender ou responder completamente, é fundamental. Sempre que possível, pare e olhe nos olhos dele enquanto fala. Não é só o som que chega a essas orelhinhas, mas também nossas expressões faciais e carinho. Tudo isso ajuda seu bebê a se concentrar e interpretar o que está acontecendo.

 

Quando não for possível dar toda a atenção a ele, caso você esteja fazendo várias tarefas ao mesmo tempo, continue falando. Quanto mais você fala, mais forte é a base da criança para o desenvolvimento da linguagem.

 

  1. Pratique o monólogo

 

Conversas unilaterais com as crianças podem ser difíceis de sustentar. Pode ser útil ver a conversa como um monólogo: explique ao seu filho o que você está fazendo, vendo e planejando. Verbalize cada passo que você dá pela manhã para fazer café, conte o que aconteceu no trabalho no dia anterior ou explique o conteúdo de um artigo que você leu recentemente. 

 

Seja criativo e invente histórias, pratique um discurso ou experimente uma pequena comédia stand-up. Este é um momento mágico em que o pequeno nunca vai pensar que o que você está dizendo é chato. E durante tudo isso, ele estará ouvindo e absorvendo.

 

  1. Faça uma pausa, afinal, é uma conversa

 

Certifique-se de parar ocasionalmente, concentre-se no seu bebê e pergunte o que ele pensa. Quando ele começar a responder com vários gorgolejos e arrulhos, ouça, mostre a sua empolgação e se envolva com ele.

 

O ato de pausar e ouvir, depois responder, é uma lição importante ao aprender a falar. Se a criança começou a dizer palavras simples como “leite”, repita a palavra do vocabulário em sua resposta: “Você quer um pouco de leite? Vamos pegar um pouco de leite.”

 

Os pais devem sempre se envolver de uma maneira que pareça natural e confortável. Repetir os sons que seu bebê está fazendo é normal e, na verdade, muito útil. Assim como aprender um novo idioma, repetir verbalmente o som que você ouve pode ser um impulsionador do progresso.

 

  1. Leia para seu bebê

 

Quase qualquer livro serve, incluindo instruções sobre como montar um objeto. O simples ato de sentar, segurar um livro ou uma pilha de papéis e ler calmamente em voz alta é uma valiosa lição de comunicação. Quando você adiciona livros ilustrados e histórias infantis, você os ajuda a se conectar com as diferentes formas de comunicação.

 

  1. Cante canções e rimas para o pequeno

 

Cante para o seu bebê e recite rimas várias vezes. A linguagem tem um ritmo e a repetição é fundamental. O tom e a cadência da fala são poderosos e memoráveis. 

 

Adicione um jogo lúdico ou dança, ou invente uma música para cantar junto com os nossos brinquedos musicais. Seu filho não apenas aprenderá, mas também se divertirá imensamente. Histórias e músicas interativas envolvem todos os sentidos em torno de um idioma e ajudam seu filho aumentar o vocabulário. E não há necessidade de deixar de fora sua playlist favorita. Todas as músicas ajudarão nas habilidades linguísticas da criança

 

Não se esqueça, que todos os bebês começam a falar em seu próprio ritmo. Alguns pais podem ter um bebê falante desde o início, enquanto outros podem precisar persuadir seu bebê um pouco mais. Mas tempo, paciência e muitas conversas, unilaterais ajudarão seu filhote em sua jornada para as primeiras palavras.

 

A büp baby acompanha todo o período de desenvolvimento do seu filho. Confira nossa seleção completa de brinquedos interativos disponíveis para compra em nosso site.

 

Leia também: Importância da musicalização na infância 

Brinquedos, diversão, aprendizado e desenvolvimento infantil

 

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias