Importância da musicalização na infância

A musicalização na infância é uma fase muito importante e cheia de aprendizados. Nesse período inicial, os pequenos desenvolvem o intelectual, cognitivo e afetivo, por isso, essa é a hora ideal para introduzir os instrumentos.

Musicalização na infância: os principais benefícios

A música nos primeiros anos de vida, traz diversos benefícios no desenvolvimento da criança. Confira!

A musicalização na infância é uma fase muito importante e cheia de aprendizados. Nesse período inicial, os pequenos desenvolvem o intelectual, cognitivo e afetivo, por isso, essa é a hora ideal para introduzir os instrumentos.

  1. Coordenação motora

Quando a criança aprende a manusear e tocar um instrumento, automaticamente melhora a coordenação motora, tanto fina quanto grossa. A fina, refere-se aos exercícios que ativam as pequenas articulações das mãos, como os dedos ao tocar as cordas de um violão. Já a grossa, é a utilização dos grandes músculos do corpo, como pernas e braços, usados, por exemplo, ao tocar bateria.

  1. Memória

A música está diretamente ligada ao processo de desenvolvimento educacional, pois estimula a memória e fortalece as lembranças da criança. Os elementos como timbre, tempo e tom das canções são essenciais para auxiliar na ativação do raciocínio lógico, no aprendizado matemático e na percepção espacial. Além disso, a memória dos pequenos se mantém exercitada constantemente, quando elas cantam, e ao mesmo tempo, tocam um instrumento.

  1. Criatividade

Quando a musicalização é aplicada logo na infância a criança desenvolve a criatividade, e a capacidade de inventar e reinventar tudo que está ao seu redor. Diante disso, é fundamental salientar que ao estimular o lado imaginário dos pequenos, certamente, contribuirá também para a melhora do raciocínio e, consequentemente, a capacidade para lidar com desafios e dificuldades.

  1. Emoções

Ao trabalhar diferentes estilos de música com os pequenos, serão despertadas percepções e emoções variadas, afinal, os sons provocam estímulos e permite que as crianças se expressem, seja por movimentos ou palavras, de forma negativa ou positiva. O importante é observar o que a criança está revelando, se é alegria, por meio do canto, sons com a boca ou dança, se é calma ou sonolência, ou incômodo se ela estiver irritada ou chorando. 

  1. Autoestima

Outro benefício do contato das crianças com a música é o aumento da autoestima. Pois, quando os pequenos possuem autonomia para adaptar e alterar uma melodia, eles se tornam criadores, o que geram sentimentos positivos para o desenvolvimento e fortalecimento da autoestima.

  1. Concentração e comunicação

A música desperta muito interesse nas crianças, elas se sentem, muitas vezes, sensibilizadas com o que escutam e passam a apreciar os sons de forma única, o que potencializa os níveis de concentração.

E evidentemente, a dicção, respiração e  a entonação são trabalhadas e melhoradas nas aulas de música, facilitando a comunicação dos pequenos. Por este fato, eles memorizam os sons e as letras de forma fácil, o que favorece a ampliação do repertório de palavras. 

Portanto, após essas dicas é importante ressaltar que além da atividade formalizada nas aulas de música, ou na escola, é preciso que a musicalização seja estimulada em casa, oferecendo ferramentas às crianças para que elas mesmas possam descobrir os sons.

E para tornar esse momento com o seu filho ainda mais agradável, você não pode deixar de adquirir os produtos da büp baby, como: kit de percussão, flauta e o xilofone. Esses brinquedos musicais são incríveis e possuem um design único.

Gostou? Confira mais conteúdos como este em nosso site!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias