Os bebês sonham?

É normal que os bebês durmam muito, ainda mais nos primeiros meses de vida. Nessa fase, os recém-nascidos costumam fazer caras e bocas e, é por isso que os pais se questionam se eles sonham, assim como os adultos. Se você também possui essa dúvida, continue a leitura e saiba mais!

Nos primeiros meses os bebês dormem praticamente o dia todo (entre 15 a 18 horas). E claro, é inevitável não passar pela cabeça dos pais se as crianças sonham ou não, afinal elas costumam ter algumas reações e movimentos diferentes durante as sonecas. Para entender tudo sobre o assunto, leia este blog até o final.

 

Os bebês sonham?

 

A resposta é sim! No entanto, quando eles fazem movimentos como se estivessem sorrindo, chorando ou sugando, não são reações dos sonhos, mas sim, da ocorrência de uma grande atividade cerebral chamada REM, que em inglês se diz Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português.

 

Grande parte do tempo em que a criança dorme, ela está na fase REM, diferentemente dos adultos, que acontece em apenas um quarto do sono. Assim, o psicólogo americano, David Foulkes, revela que é improvável que os pequenos sonhem todo o tempo em que estão dormindo, mas quando sonham, são com as sensações e barulhos de suas vivências, como a amamentação e a voz dos pais, mas ainda sim, em imagens pouco definidas.

 

As fases do sono dos bebês

 

A primeira fase do sono do bebê é a sonolência, quando temos a impressão de que ele está dormindo de olhos abertos. A segunda é o sono leve, quando a respiração e os batimentos cardíacos reduzem. Em seguida é o sono profundo, período em que a criança relaxa e acontece a liberação de hormônios essenciais para o desenvolvimento, e por último o REM, momento em que costumam ocorrer os sonhos.

 

Todas as fases são importantes para os pequeninos, mas o REM merece ainda mais atenção, pois é nessa hora que o cérebro armazena as informações aprendidas desde o momento em que o recém-nascido sai do ventre da mãe.

 

Quando surgem os pesadelos?

 

Os recém-nascidos não têm pesadelos, o fato de eles fazerem barulhos e caretas enquanto dormem não significa que estejam sonhando. Entretanto, quando eles resmungam ou choram, é essencial que os pais fiquem atentos se são reações involuntárias ou algum incômodo, como fome, frio, calor ou cólica.

 

Geralmente os pesadelos surgem mais tarde, após os três anos de idade, quando as angústias das crianças começam a se manifestar. Esses sonhos podem estar relacionados ao medo do escuro, monstros, abandono, entre outros.

 

Na fase infantil, sonhar é uma maneira de descansar, desenvolver e aprender. Portanto, não se preocupe ao ver as expressões faciais do seu filho mudarem, apenas deixe-o sonhar bastante!

 

Para entender mais sobre assuntos como este, fique de olho em nosso blog. Aproveite e confira os nossos produtos em nosso site, acesse: bupbaby.com.br

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias