O que ninguém te contou sobre a transição do berço para a cama

Fazer a transição do berço para a cama é um grande desafio para a criança e para os pais. Confira as dicas para tornar esse momento de mudança mais tranquilo e prazeroso.

 

Os pequenos passam por algumas fases de mudanças que pedem um pouco mais de calma e paciência dos pais. Para fazer a transição do berço para uma cama infantil é preciso que os pais observem alguns sinais importantes. Continue a leitura para saber quais são e como agir nesse momento.

 

Será que meu filho está pronto para fazer a transição do berço para a cama?

 

Não há uma regra específica para quando uma criança deve fazer a transição do berço para uma cama infantil ou cama de solteiro. Alguns pais iniciam a troca já aos 18 meses, e outros esperam até os 3 anos de idade do filho. Portanto, nesse período é essencial observar algumas pistas comportamentais do pequeno.

 

Dica 1: Se você já recebeu uma visita surpresa do seu filho no meio da noite ou se ele está saindo regularmente do berço (ou tentando), está na hora de fazer a troca. Esses sinais mostram que a criança está pronta para um pouco mais de independência e, neste estágio, uma cama infantil ou uma cama de solteiro podem ser a melhor alternativa.

 

Dica 2: Em muitos casos, as crianças com irmãos mais velhos que já fizeram a transição para camas grandes podem querer seguir o exemplo. Se seu filho está com atitudes que mostram conforto para essa mudança, considere o pedido.

 

É importante notar que, se outras mudanças estão acontecendo na vida do pequeno, fazer essa transição pode ser excessiva e cansativa. Caso você esteja com um novo bebê na família, ou se seu filho está em período de desfralde ou começando a pré-escola, considere adiar a transição para não sobrecarregá-lo.

 

Entretanto, se você está esperando outro bebê e está vendo sinais de que seu filho está pronto para fazer a transição, começar cerca de oito semanas antes da data do parto é um bom tempo para a criança se ajustar antes da chegada do recém-nascido.

 

O que posso fazer para ajudar meu filho a trocar o berço pela cama?

Fazer a troca do berço para a cama é um momento emocionante para o seu pequeno, pois ele pode começar a desenvolver mais autonomia e confiança. No entanto, é importante ter atenção se ele apresentar sinais de nervosismo e ansiedade.

 

Normalmente, um desses sinais pode ser percebido quando a criança levanta de sua própria cama no meio da noite para ir para o quarto dos pais. Para descobrir os segredos de como fazer o seu filho dormir a noite toda, veja as nossas sugestões:

 

  • Deixe seu filho escolher sua nova roupa de cama e um novo par de pijama da büp baby. Novos itens são uma maneira simples de marcar a ocasião e deixar o pequeno animado para dormir em sua nova cama.

 

  • Para que a criança tenha uma noite de sono mais tranquila, a nossa luminária multifuncional é super indicada. Ela possibilita gravações de voz para acalmar o bebê, tem modo calmante que inclui 8 canções, uma luz noturna confortável e muito mais!

 

  • É natural que seu pequeno se sinta inseguro durante as noites de transição. Para aliviar esse sentimento e trazer um pouco de conforto, as pelúcias são excelentes opções.

 

  • Mantenha uma rotina disciplinada, isso ajuda seu filho a entender qual é a hora de dormir. Pode ser difícil mantê-lo na cama de vez em quando, mas explique que, depois de certo horário, é preciso descansar.

 

  • Após esse passo, elogie a criança por seguir as regras. Para deixá-lo mais motivado, dê a ele o nosso quadro de cortiça, assim você pode ajudá-lo a colar adesivos e desenhos para cada noite que ele ficar na cama. Ao analisar a quantidade, dê a ele um presente.

 

  • Se seu filho sair da cama e encontrar você brincando com os irmãos mais velhos ou se movendo muito pela casa, pode ser ainda mais difícil levá-lo de volta para a cama. Em vez disso, mostre a ele que nada acontece após a hora de dormir, assim fica mais fácil compreender a hora de descansar.

 

  • Seja paciente. Durante os primeiros dias, este será um processo de aprendizado para você e seu filho, pois eles testam os limites de suas novas circunstâncias. Nesse período faça atividades ao ar livre e tenha momentos tranquilos em casa. Em breve, a família estará comemorando um marco tão grande!

 

A büp baby é apaixonada pelo universo infantil. Para entender mais sobre as novidades e curiosidades dessa etapa memorável fique de olho em nossa rede social. Estamos sempre postando conteúdos em nosso blog e produtos em nosso site.

 

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias