Desfralde: saiba tudo sobre essa fase

O desfralde é um período de muitas descobertas para as crianças. E pode ser um desafio tanto para os pais quanto para os filhos, pois exige muita paciência e dedicação. Saiba como você, mamãe e papai podem auxiliar nesse momento.

 

A fase do desfralde pode gerar muitas preocupações e dúvidas, principalmente para as mães e os pais de primeira viagem. Neste blog vamos te contar tudo sobre essa transição que ocorre na primeira infância. Será apresentado algumas formas para você entender melhor sobre esse ciclo, bem como, orientar o seu filho durante essa etapa repleta de curiosidades.

 

Qual idade pode iniciar o desfralde?

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é iniciar o desfralde a partir dos 2 anos de idade. Antes disso não é recomendado, devido ao corpo da criança ainda não conseguir controlar as necessidades fisiológicas. Logo, vale lembrar que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento, assim o desfralde torna-se um processo único para cada uma delas, podendo variar entre 2 a 4 anos de idade.

 

Há diferença no desfralde diurno e noturno?

 

É imprescindível ressaltar que, sim, o desfralde diurno é diferente do noturno. Isso porque durante o dia, a criança está acordada e, portanto, consciente ela tende a ter mais controle sobre suas vontades. Já durante a noite, é mais comum que haja escapes, pois quando o pequeno está dormindo, ele não apresenta preparo neurológico, isto é, ele não consegue controlar suas necessidades.

 

Vamos trocar as fraldas pelo penico ou assento?

 

Primeiramente, mostre para a criança que ela está deixando de ser um bebê, isso dará mais  maturidade e autonomia, além de ajudá-la a entender melhor sobre a importância de ir ao banheiro. Converse com ela e cite os benefícios de trocar as fraldas pelo penico ou assento, em seguida, introduza-os em sua rotina.

 

 

O Troninho Infantil da Skip Hop da büp baby é uma excelente alternativa para o pequeno iniciar sua transição. Com um design moderno e sofisticado, parece um sanitário de adulto. Além de ser um item super confortável por deixar os pés da criança apoiados no chão, ao apertar o botão na parte superior, é emitido um som de descarga. Dessa forma, seu filho se sentirá ainda mais motivado por estar fazendo um trabalho bem feito.

 

 

Outro grande aliado no início desse processo é o nosso Assento Redutor Infantil com Borracha Magnética Skip Hop, ele se encaixa na maioria dos vasos sanitários, assim o seu filho poderá fazer as necessidades com conforto e proteção. Além disso, suas abas mantêm o assento no lugar quando a tampa do vaso sanitário é levantada e um hub magnético se conecta na tampa ou na parede do banheiro, perfeito para quando não estiver em uso.

 

E para incrementar esse momento, o Banco Degrau Infantil 2 em 1 Skip Hop da büp baby é fundamental, pois pode ser usado separadamente como banquinhos ou alinhados como degrau, ideal para o seu filho alcançar o sanitário e a pia do banheiro com mais facilidade e praticidade, auxiliando ainda mais no desenvolvimento da autonomia e independência.

 

Incentivar é o melhor caminho

 

Quando o seu filho começar a usar o penico ou assento, demonstrar alegria com gestos e diálogos é uma ótima forma de incentivá-lo. Portanto, abrace-o e diga o quanto feliz e orgulhoso você está por ele ter conseguido. Quando a criança percebe que essa é uma grande conquista, sua autoestima se fortalece e, consequentemente, eleva as chances de um aprendizado mais ágil.

 

Saiba como lidar com os escapes

 

Sabemos que a fase do desfralde exige muita paciência e dedicação, pois é um processo que não acontece do dia para a noite, podendo ocorrer durante meses. Nesse período, a criança pode deixar escapar alguma necessidade, simplesmente por esquecer que não está mais de fralda ou não lembrar de ir ao banheiro.

 

Nesses casos, o indicado é conversar com o pequeno e dizer que da próxima vez ele irá conseguir fazer no local adequado. Não feche a cara ou brigue, isso poderá deixá-lo desestimulado e envergonhado.

 

Agora que você está por dentro de todas as dicas sobre o desfralde, e já sabe que os produtos da büp baby não podem ficar de fora desse momento, está na hora de dizer adeus às fraldas e se acostumar com o recorrente “Acabei, pode vir me limpar!”.

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias