Cocô do bebê: quando está normal e quando há sinais de alerta

É comum que o cocô do bebê passe por algumas mudanças naturalmente, seja em relação a cor, consistência ou frequência. Todavia, há os padrões normais e os que indicam sinais de alerta. Continue a leitura para saber como identificá-los.

O bebê chegou e o assunto que passou a virar rotina dentro e fora de casa é sobre um tema inusitado: o cocô. A troca de fraldas parece algo simples, mas merece atenção, pois esse é um grande indicador de saúde da criança.

 

As fezes dos bebês podem sofrer alterações que variam conforme a idade, transições na alimentação, infecções intestinais ou alterações estomacais. Em alguns casos, essas mudanças são acompanhadas por sintomas como, febre, dor abdominal, choro, vômito e irritabilidade.

 

 

O cocô do recém-nascido

 

Nas primeiras 48 horas de vida do recém-nascido, espera-se que ocorra o mecônio. Este é o nome que se dá às primeiras fezes que, por sinal, tem aspecto estranho, como se fosse uma gosma de um tom esverdeado com preto. Esse conteúdo nada mais é do que componentes do líquido amniótico ingerido pelo bebê no período da gestação.

 

É bem normal o bebê evacuar esse líquido em até cinco dias após o nascimento. Como não apresenta cheiro, é essencial ter atenção nas trocas de fraldas para não prejudicar a pele e a saúde do pequenino.

 

 

Quando o cocô do bebê está normal?

 

O ponto principal para identificar quando o cocô do bebê está normal, é levar em consideração a aparência, consistência e frequência, como também, o tipo da alimentação.

 

– Bebês que ingerem somente leite materno

 

A aparência do cocô dos bebês que ingerem somente leite materno, pode variar de amarelo-ouro ao verde-escuro. No quesito consistência, apresenta ser mais líquido ou semilíquido e um pouco granulado.

 

Quanto à frequência, no primeiro mês de vida, é normal que a criança evacue após as mamadas. No entanto, pode acontecer de ela ficar até dois dias sem evacuar, o que é normal, já que esse é o alimento mais completo, no qual o organismo absorve e não gera resíduos.

 

– Bebês que ingerem leite de fórmula

 

Os bebês que ingerem leite de fórmula, isto é, leite em pó infantil, apresentam fezes em tons amarelos ou cor de canela, podendo ser mais consistentes ou pastosos. Vale lembrar que eles possuem mais probabilidade de ficarem com o intestino preso por alguns dias.

 

 

Quais são os sinais de alerta?

 

Normalmente, os sinais de alerta são quando as fezes dos recém-nascidos apresentam tons brancos, vermelhos ou marrons. Essas cores indicam alterações intestinais ou estomacais que, em alguns casos, são acompanhadas de febre, dor abdominal, vômito e irritabilidade.

 

Fezes brancas: podem apresentar problemas na passagem da bile para o intestino ou alguma alteração no fígado. É válido certificar se está associada a icterícia.

 

Fezes vermelhas: podem significar sangramento no trato intestinal, provocadas por problemas como infecção intestinal, prisão de ventre ou alergia alimentar.

 

Fezes marrons: pode ser a presença de sangue devido a alguma lesão intestinal ou pela presença de feridas nos seios da mãe, podendo ser transmitido ao bebê na hora da amamentação.

 

Outro fator que mostra alteração no cocô do bebê é a diarréia que, por sua vez, pode indicar problemas com infecção viral ou alérgica, seja ao leite de fórmula ou algum alimento.

 

 

Após a introdução alimentar

 

Após a introdução alimentar, as fezes da criança passam por novas características. Quando ela começa a consumir outros alimentos, como frutas e papinhas salgadas, há uma redução na frequência, no aumento da consistência, a cor também fica mais escura e o odor mais forte.

 

Caso você veja restos de alimentos no cocô do seu filho, não se assuste, são apenas alguns pedacinhos de comida mal digerida.

 

Portanto, se você notar qualquer anormalidade no cocô do seu pequeno, consulte um pediatra imediatamente.

 

Gostou das dicas? Agora compartilhe-as com as mamães e os papais que você conhece. Aproveite e confira os nossos produtos em:.loja.bupbaby.com.br

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias