10 Dicas valiosas para o seu filho escovar os dentes todos os dias

Seu filho não gosta de escovar os dentes? Sabemos que essa é uma tarefa desafiadora que exige paciência tanto dos pais quanto das crianças. Saiba como tornar esse momento mais leve e agradável.

Durante a infância, os pequenos aprendem a afirmar sua independência e desenvolver seu senso de identidade. Percebemos isso em diferentes etapas, inclusive quando chega o momento de começar a escovar os dentes.

 

Algo que todos os pais fazem é incentivar os filhos a fazerem algo que eles não querem, como escovar os dentes. Mas, pense nisso do ponto de vista da criança: você está pedindo a ela para colocar algo com gosto estranho na boca (mas não para engolir) e, em vez disso, escovar por dois minutos. Sem motivo claro. Para eles, isso pode ser estranho e desconfortável. Também pode ser um desafio explicar os benefícios da higiene bucal para uma criança de dois ou três anos.

 

Contudo, a realidade é que os dentes de leite precisam ser protegidos contra cáries tanto quanto os dentes permanentes. Isso significa que, a partir do momento em que os dentes do seu filho nascem, é importante escová-los regularmente.

 

Então, como você pode tornar a escovação dos dentes mais divertida para o seu pequeno? Aqui estão algumas dicas sobre como envolvê-los no processo para que escovar os dentes não seja um desafio diário.

 

1. Deixe seu filho escolher a própria escova de dente

Quanto mais você deixar seu filho se tornar parte do processo, mais naturalmente ele se envolverá. Em vez de escolher a escova de dente que você acha que ele deveria usar, leve-o para a loja com você e deixe-o escolher. Você também pode mostrar opções de pastas de dentes e pedir para ele apontar qual mais chamou sua atenção.

 

Para facilitar na hora de bochechar, deixar um copo na bancada do banheiro é uma ótima opção. Esse é mais um item que você pode deixar que ele escolha. Para isso, mostre os nossos lindos copos da skip hop e pergunte quais ele mais gostou.

 

2. Ensine-o a escovar sozinho

Pode ser tentador ver que seu pequeno não quer escovar os dentes ou que ele não está escovando muito bem. No entanto, vale auxiliar e deixá-lo escovar sozinho. No final, se você sentir a necessidade de verificar como ficou, pergunte se você pode dar uma olhadinha para garantir que ele tenha todos os dentes.

 

3. Faça muitos elogios

Quando você perceber que seu filho está fazendo algo certo ao escovar os dentes, elogie-o bastante. Faça comentários sobre como ele pode melhorar e continuar escovando da melhor maneira.

 

4. Praticar em brinquedos é uma boa opção

Uma boa maneira de praticar a escovação dos dentes é fazê-la em brinquedos. Por isso, deixe a criança usar uma escova de dente velha para escovar os dentes de suas bonecas ou bichos de pelúcia. Apenas lembre-se de dizer a eles que não precisam usar creme dental!

 

As nossas bonecas Metoo e as nossas pelúcias são excelentes brinquedos para auxiliar nesse momento.

 

5. Escove os dentes com a criança

Não fique criticando sobre a técnica da criança, fique ao lado dela para que ambos escovem os dentes ao mesmo tempo! Lembre-se que, quando seus filhos sentem que você também faz o que você espera que eles façam, eles se sentem mais seguros e confiantes a seguir o exemplo.

 

6. Comece com água, se necessário

Algumas crianças reagem negativamente ao sabor da pasta de dente, mesmo do tipo com sabor feito para crianças. Se for esse o caso, não se preocupe. O ato de escovar é tão importante quanto o que está na escova, então as deixem escovar com água até que criem coragem para experimentar a pasta de dente novamente.

 

7. Torne o momento divertido!

No YouTube tem muitos vídeos divertidos sobre escovar os dentes. Apoie seu telefone na bancada do banheiro, abra as escovas de dentes e divirtam-se juntos assistindo ao vídeo e cantando enquanto escova!

 

8. O diferencial das escovas elétricas

Algumas escovas de dente elétricas para crianças vêm com aplicativos que conectam a escova ao seu dispositivo móvel. Dessa forma, os pequenos podem assistir a um vídeo especial enquanto escovam e acompanhar a saúde de seus dentes, com base na frequência com que escovam.

 

Escovas de dente elétricas também podem ser benéficas porque aprender a técnica de escovação de cima para baixo às vezes pode ser difícil para mãos pequenas. Com uma escova de dente elétrica, eles só precisam segurá-la nos dentes.

 

9. Use um gráfico de recompensas

Se tudo falhar, tente fazer seu filho escovar com um gráfico de recompensas como incentivo. Ele recebe um adesivo toda vez que escova os dentes e, uma vez que recebe um certo número de adesivos, pode receber uma recompensa, como uma noite de cinema ou um brinquedo novo.

 

Independente da idade do seu filho, na büp baby você encontra uma vasta opção de brinquedos, desde brinquedos de primeira infância até jogos para crianças maiores.

 

10. Gerencie suas expectativas

A maioria das crianças não se torna realmente boa em escovar os próprios dentes até os sete ou oito anos de idade. Isso significa que você tem alguns anos de prática pela frente. Relaxe e lembre-se de que aprender leva tempo e não pressione seu filho para se tornar um especialista em escovar os dentes imediatamente.

 

 

A infância pode ser uma fase divertida. É quando você realmente vê a personalidade deles emergir e aprende mais sobre como eles agem e pensam. Mas quando você precisa que seu filho faça algo importante, como escovar os dentes, não é tão divertido quando ele decide que não quer fazer isso.

 

Siga as dicas desta lista de estratégias de escovação de dentes para crianças e, em breve, elas poderão até começar a ansiar por manter os dentes e a boca limpinhos.

 

Conte com a büp baby em todas as fases de crescimento do seu filho!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias