A importância da brincadeira

A brincadeira é fundamental para a criança adquirir diversos conhecimentos e habilidades, é um ato criativo que beneficia o desenvolvimento, constrói novos saberes e contribui para o equilíbrio emocional. Contudo, é importante ressaltar que a brincadeira vai além da diversão, ela é um meio em que a criança se comunica consigo e com o mundo.

As brincadeiras com as crianças no processo de crescimento

As brincadeiras têm forte influência no processo de aprendizagem das crianças.

Confira abaixo as seis dicas das principais habilidades cognitivas e motoras adquiridas nessa fase.

A brincadeira é fundamental para a criança adquirir diversos conhecimentos e habilidades, é um ato criativo que beneficia o desenvolvimento, constrói novos saberes e contribui para o equilíbrio emocional. Contudo, é importante ressaltar que a brincadeira vai além da diversão, ela é um meio em que a criança se comunica consigo e com o mundo.

Vale lembrar que os brinquedos usados pelos pequenos influenciam diretamente em sua aprendizagem e desenvolvimento, principalmente por estarmos vivenciando uma era tecnológica. Veja a seguir:

Conheça as fases de aprendizado das crianças:

0 – 2 anos de idade: nessa fase os bebês assimilam informações, eles tentam imitar gestos e falas dos adultos, além de explorarem bastante os objetos através dos cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição). É um período de muitas descobertas e desenvolvimento de habilidades motoras, da autonomia e fortalecimento da autoestima.

2 – 7 anos de idade: após o período de descobertas, essa é a fase da simbologia, ou seja, as crianças representam ações nas brincadeiras, pois elas já são capazes de produzir imagens mentais, e por meio da fala, substituem objetos por símbolos. Portanto, nessa etapa as crianças aprendem a socializar e entender o seu meio cultural.

A partir dos 7 anos de idade: as crianças, conseguem controlar mais facilmente as suas emoções e os seus sentimentos, entendem e seguem normas sociais e desenvolvem a capacidade da concentração, empatia e respeito.

Saiba quais são as principais habilidades adquiridas por meio das brincadeiras

As brincadeiras tanto em casa quanto em sala de aula estimulam o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. E independente do estilo da brincadeira e do brinquedo, é por meio deles que os pequenos aprendem a lidar com situações do cotidiano.

Confira abaixo as seis habilidades principais adquiridas pelas brincadeiras e pelos brinquedos.

  1. Autonomia: pode parecer simples, mas é muito importante incentivar a autonomia dos pequenos desde cedo, pois é a partir disso que várias habilidades são ativadas.

Brincar de esconde-esconde, jogos de imitação, e incentivar o seu filho a fazer algumas tarefas sozinho, como comer, escovar os dentes, e até escolher a própria roupa, os tornam mais independentes e seguros.

Os brinquedos mais indicados para essa etapa são: de encaixe, blocos de empilhar, colocar animais e objetos dentro de uma caixa.

Na büp baby você encontra o brinquedo interativo de encaixe Infantino é uma excelente opção para a diversão e, ao mesmo tempo, ativa a curiosidade, o raciocínio e muito mais.

  1. Memória: essa habilidade é formada por recordações e emoções, as crianças costumam se recordar mais facilmente de momentos positivos que geram bem-estar e alegria.

Por isso, as brincadeiras com repetição de palavras, poesias, trava-língua e adivinhações, são ótimas. Além do jogo da memória, os de perguntas e respostas e os brinquedos com sons e cores, que são grandes aliados no desenvolvimento da memorização e concentração.

O Jogo da Memória Stephen Joseph é perfeito para essa ocasião, as crianças irão assimilar os formatos e as cores das peças.

  1. Percepção: desenvolver essa caraterística é essencial para contribuir na habilidade cognitiva das crianças.

Brincar de boneca ou carrinho, pular corda, caça ao tesouro, dão noção às crianças de espaço e tempo. Além do contato com várias texturas, cores e formatos que também auxiliam bastante no aprendizado de sensações. 

A linha da Metoo pode ser perfeita para esta fase. 

  1. Imaginação: as crianças são muito criativas, mas quando ativamos ainda mais a imaginação, os pequenos aprendem a criar suas próprias narrativas e constroem os seus espaços.

Algumas brincadeiras legais para essa habilidade são: faz de conta, teatro, e até ouvir música e levar a criança para conhecer museus na cidade. 

Quanto aos brinquedos, os blocos de madeira, massinha, brinquedos de encaixe e muito mais são ideais para essa aprendizagem. 

A büp baby tem brinquedos especiais para o seu filho, o Bloco de madeira Stephen Joseph é incrível e um charme! Possuem chocalhos e sinos é uma ótima maneira de brincar e aprender. 

  1. Habilidade auditiva: os brinquedos que estimulam a audição são muito divertidos, pois as crianças podem experimentar uma explosão de sons e sentidos e, além disso, ajuda na coordenação motora e ritmo desde os primeiros anos de idade.

As brincadeiras que estimulam esse sentido são: contação de história, leitura de poemas rítmicos, música cantada. 

Os brinquedos devem conter sons e cores e podem ser explorados de diversas maneiras, seja um violão, guitarra, flauta ou bateria, o que vai ajudar tanto na memória auditiva quanto na criatividade.

A Flauta Doce Stephen Joseph é ideal, proporciona muita diversão, e auxilia também no desenvolvimento da linguagem oral no cérebro da criança

  1. Habilidade motora: essa é uma das habilidades mais importantes, pois engloba o movimento corporal, a respiração, a fala, audição e muito mais. Esses são os fatores primordiais no crescimento do seu filho.

É muito importante que a criança tenha contato com o chão, para que ela explore e descubra o seu psicomotor, por isso é importante deixá-la aprender a engatinhar e dar os primeiros passos.

Logo após essa fase, brincar de circuito, amarelinha, fantoche, irá gerar diversos benefícios, assim como, brinquedos coloridos, com sons e encaixe.

O Andador apoiador com barra de multiatividades da Infantino é perfeito para esse período do conhecimento de mundo. Além de auxiliar a criança nos seus primeiros passos, contribui para diversos conhecimentos.

Essas foram as principais dicas de habilidades para contribuir na desenvoltura do seu filho durante o crescimento, agora confira abaixo como escolher o brinquedo ideal para o seu pequeno.

Como escolher o brinquedo ideal para o meu filho no processo de aprendizagem?

Como sabemos, há variedades enormes de brinquedos no mercado, cada um possui funções e objetivos distintos ou similares, o que gera muitas dúvidas dos pais de como escolher o brinquedo ideal no processo de aprendizagem dos pequenos.

Contudo, é possível notar que cada criança possui um ritmo e, com isso, não existe o brinquedo ideal, mas sim diversos estímulos. Por isso, é tão importante acompanhar o seu filho na fase de crescimento, explorar a imaginação e os sentidos fará com que o pequeno desenvolva habilidades facilmente.

Portanto, é de extrema relevância que as mamãe e os papais possam acompanhar e estimular a criança no momento da brincadeira, reforçar os laços afetivos nesse período é fundamental.

Gostou das dicas? Para mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso site!

A büp baby possui brinquedos e produtos incríveis para o seu filho em todas as etapas de aprendizagem! Venha conferir!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ ACHOU! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

outras matérias

brinquedos, diversão, aprendizado, desenvolvimento infantil

Ah, o verão! A estação mais quente do ano é perfeita para brincar ao ar livre, curtir uma piscina, uma praia e se divertir muito com a família. Mas, para isso, é importante tomar algumas precauções, principalmente, com as crianças. Protegê-las de raios solares e hidratá-las é essencial para a saúde.

LEIA MAIS