Dicas práticas para organizar com leveza e segurança
Se você está montando sua bolsa maternidade para ir ao hospital, ou se já está com o seu bebê nos braços e busca praticidade no dia a dia, esse blog é para você. Afinal, a organização da bolsa maternidade faz toda a diferença para garantir conforto e tranquilidade tanto para o bebê quanto para a família.
Para a mãe de primeira viagem, é comum querer levar “o mundo” na bolsa por medo de faltar algo. Mas a verdade é que com uma boa curadoria e uma bolsa bem planejada, é possível carregar somente o necessário, com leveza e segurança.
Por isso, nesse blog, separamos algumas dicas incríveis que vão te ajudar a levar tudo o que você precisa na sua bolsa maternidade!
Quando começar a preparar sua bolsa maternidade?
A gestação é mercada por momentos imprevisíveis. Apesar de haver acompanhamento médico, o bebê pode nascer antes da data esperada. Por isso, comece a organizar sua bolsa com pelo menos 3 meses antes do parto, assim você não será pega de surpresa e poderá ir atrás dos itens necessários e arrumar tudo com calma, além de estar pronta para qualquer momento.
Quais são os itens essenciais que não podem faltar?
O tempo de internação pode variar, mas você ficará em média 3 dias (ou 4 se for Cesária). É importante planejar com atenção o que levar na bolsa maternidade, especialmente em relação à quantidade de roupas, fraldas e itens de higiene.
Nossa dica é verificar com a maternidade quais itens são sugeridos, já que algumas fornecem determinados produtos. No entanto os essenciais são:
- 6 trocas de roupas para o bebê
- 1 ou 2 mantas
- 1 pacote de fraldas descartáveis
- Pomada para assaduras
- 2 toalhas fraldas (algumas maternidades oferecem as toalhas de banho, mas caso precise, esse modelo é o indicado para a pele sensível do bebê)
- Sabonete líquido de glicerina (PH neutro)
- Cotonetes e algodão
- Chupeta e porta-chupeta
- 2 camisolas ou pijamas com abertura frontal
- 5 calcinhas
- 3 meias
- 3 sutiãs para amamentação
- 1 pacote de absorvente para os seios
- 1 escova de dente
- 1 pasta de dente
- 1 desodorante
- 1 toalha de banho
- 1 xampu
- 1 condicionador
- 1 escova de cabelo
- Absorventes noturnos
- Cinta pós-parto
- 1 troca de roupa para o dia a alta
Com esses itens na bolsa maternidade você vai garantir que os primeiros dias com o seu bebê sejam tranquilos e cheio de conexão, cuidado e principalmente adaptação.
Como organizar de fato sua bolsa maternidade?
1.Confira a lista
Veja os itens que você já possui e deixe separado, caso note falta de algum item você pode se preparar com antecedência para adquiri-lo.
2. Separe os documentos
Para não ter problema na internação, deixe os seguintes documentos em um local de fácil acesso para que no dia do parto seja rápido guardá-los na sua bolsa maternidade:
- RG e CPF ou Carteira de Habilitação seu e do seu acompanhante
- Carteirinha do plano de saúde
- Carta do seu médico, cartão do pré-natal ou cartão da gestante
- Autorização do plano de saúde
- Últimos exames feitos durante a gestação
- Plano de parto, se existir
Além disso, ande sempre com os documentos caso você precise ir ao hospital ao longo do dia!
3. Lembre-se da estação e clima antes de separar as roupas
Separe as roupas pensando se o clima estará mais quente ou mais frio. No entanto, é recomendado bodys de manga longa para os bebês, mesmo que esteja calor, pois eles são mais sensíveis e não podem ficar expostos nos seus primeiros dias.
Uma ótima dica além disso é lavar todas as roupinhas do recém-nascido com sabão neutro e sem amaciantes para não ter risco de causar alguma alergia. Além disso, passe todas as peças para eliminar resquícios e proteger ainda mais o pequeno.
4. Escolha a bolsa maternidade certa!
Guardar todos esses itens em um só lugar parece ser muito complicado, mas algumas marcas te ajudam a organizar com mais praticidade. Modelos como os da Skip Hop têm divisórias inteligentes, trocador portátil, compartimentos térmicos e são pensados para acompanhar a rotina real das mães. A maior aliada com certeza são as Mochila Forma, que além de lindas e duráveis podem ser usadas tanto no hospital quanto nos passeios com o bebê!
5. Deixe a bolsa maternidade em um local ideal
Depois de organizar sua bolsa maternidade com todas as roupas e itens necessários deixe-a em um lugar de fácil acesso que você não vai esquecer!
*Importante: não misture os itens do bebê com os seus.
Aproveite o momento!
Preparar a bolsa maternidade é um dos momentos mais especiais da reta final da gestação. É o processo que vai marcar os últimos detalhes antes do encontro tão esperado com o bebê. Atente-se as dicas do nosso blog, assim, você poderá se sentir mais segura, aproveitar cada instante e focar no que realmente importa: viver esse momento único com tranquilidade!
Referências:
Bolsa Maternidade: como organizar e o que levar – Fetalmed Medicina Fetal
Bolsa de maternidade: o que levar e como organizar – Bebê Mamãe
Mala da Maternidade: como organizar e quais itens levar